Quem sou eu

Minha foto
Limeira, SP-, Brazil
Sou uma serva de Deus, procurando estar cada vez mais perto do Senhor. Congrego na Assembléia de Deus Belém (Belinha Ometto -I). Fiz Teologia pela EBADEP, curso de missões pela EMAD, Bacharel em Teologia.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

" Deus é espirito e não tem forma"


Se Deus tivesse foma, qual seria então a sua forma?
Deus é espírito


Gênesis - 1:2
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
 

Temos algumas discusões, gerando até dúvidas entre pessoas, quanto a forma de Deus, mas temos como base para  explicar  sua presença em espirito.  Veja esse versículo. "
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,fazendo-se semelhante aos homens;Filipenses - 2:7. Observemos a citação acima, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, se Deus tivesse forma humana ele não precisaria tomar forma de humano, então veriamos o versículo dessa maneira " Mas ele esvaziou-se de sua gloria, com sua forma de servo que é semelhante a dos homens ". Notemos que no antigo testamento, em Gêneses 1:2 diz, e o Espirito de Deus movia sobre as àguas, não refere-se forma humana. Deus formou o homem do pó e deu a ele vida, compartilhando de Seu próprio fôlego (Gênesis 2:7). Desta forma, o homem é único dentre toda a criação de Deus, tendo tanto uma parte material (corpo) como uma imaterial (alma/espírito).
Em termos bem simples, ter a imagem e semelhança de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus, moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus.
As Escrituras dizem que Deus é espírito” (João 4:24) e portanto existe sem um corpo. A imagem de Deus se refere à parte imaterial do homem. Ela separa o homem do mundo animal, e o encaixa na “dominação” que Deus pretendeu (Gênesis 1:28), e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social.
Observe esses versículos. " 
Desde a primeira vez que nuvens aparecem na Bíblia (Gênesis 9:13-16), há uma forte ligação entre elas e as demonstrações da glória e poder de Deus. Nuvens são citadas mais de cem vezes no Velho Testamento, freqüentemente em relação à aparições de Deus ou demonstrações do poder de Deus. Considere alguns exemplos: “O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho” (Êxodo 13:21). “Disse o SENHOR a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo.... Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu” (Êxodo 19:9,16). “E a glória do SENHOR pousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; ao sétimo dia, do meio da nuvem chamou o SENHOR a Moisés” (Êxodo 24:16).“Então, disse Salomão: O SENHOR declarou que habitaria em nuvem espessa!” (2 Crônicas 6:1). Nuvens representam a justiça de Deus e a sua vinda para julgar:“Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu trono” (Salmo 97:2). “Sentença contra o Egito. Eis que o SENHOR, cavalgando uma nuvem ligeira, vem ao Egito...” (Isaías 19:1). “Eis o nome do SENHOR vem de longe, ardendo na sua ira, no meio de espessas nuvens; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo devorador” (Isaías 30:27). Podemos ver a semelhança entre a descrição da vinda do anjo forte neste texto e a aparição da glória do Senhor em Ezequiel 1:4-5,26-28. Daniel descreveu uma das suas visões desta maneira: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem” (Daniel 7:13). Naum fala sobre a soberania de Deus: “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Naum 1:3).

Imagine assim, se Deus tivesse forma humana, ele seria de que Nacionalidade, qual seria o seu sexo, sua cor e sua altura...... estaria contrariando a si mesmo.

Conclusão : Deus é espírito  e espirito não tem forma, As aparições de Deus no antigo Testamento é chamada de Teofania, significa  o termo usado para indicar uma aparição do próprio Senhor Deus ao homem, de forma a que este possa suportar.

Se colocarmos forma em Deus, estaremos dando margens para criação de  imagens e esculturas, levando o povo a adorar um deus de barro. Sendo que o nosso Deus, é puro e verdadeiro.  
´´E importante conhecer......


Nenhum comentário:

Postar um comentário